quinta-feira, 26 de março de 2009

Cronograma de aulas

O Vestígio e a centelha:
o pensamento da imagem em Walter Benjamin
Primeira parte: Rosto
AULA 1 (19/03)
Benjamin:
"Pequena história da fotografia"
"A doutrina das semelhanças" e "A Capacidade Mimética"
Lissovsky:
"Signo: Tigre; Ascendente: Lontra. História, Fotografia e Adivinhação em Walter Benjamin." (RJ) "Walter Benjamin, a fotografia e a pequena história" (MG)

AULA 2 (26/03)
Benjamin:
"A imagem de Proust"
"Franz Kafka - A propósito do décimo aniversário de sua morte".
Eduardo Cadava:
" cap. XXV - Similarity" de "Words of Light" (versão esp. "Semejanza")
AULA 3 (02/04)
Georges Didi-Huberman:
"Quatre bouts de pellicule arrachés à l'enfer" e "Dans l'oeil même de l'histoire" (Images malgré tout). Versão ingl. ‘Four pieces of film snatched from Hell e "In the very eye of History"
"A imagem-crítica" (O que vemos, o que nos olha).
AULA 4 (BH, 02/04; Rio 23/04)
Agamben:
"Qu'est-ce que le contemporain?"
"Shekinah" (A Comunidade vindoura);
"Le Visage" (em Meios sem fim). Vers. Ing.: "The face"
"Pardes": a escrita da potencialidade.
O Dia do Juízo (em Profanações)
Segunda Parte: Gesto
AULA 5 (30/04)
Benajmin:
"Experiência e Pobreza"
Agamben:
"Infância e História" (Ensaio sobre a destruição da Experiência)

AULA 6 (07/05):
Benjamin:
trechos selecionados das "Passagens"
"Paris, capital do sec. XIX"
ANDREW Benjamin:
"Boredom and Distraction: the moods of modernity"
Suzan Buck-Mors:
"História Natural: Fóssil" (em Dialética do Olhar)

AULA 7 (14/05)
AGAMBEN:
O autor como gesto
Notas sobre o gesto
DIDI-HUBERMAN
"A História da Arte como disciplina anacrônica" (Diante do Tempo)
Terceira parte: Redenção
AULA 8 (21/05)
Benjamin:
"Sobre o conceito de história"
"Fragmento teológico-político"
- Exibição de Drancy avenir (Arnaud Despallières)
AULA 9 (28/05)
Lissovsky
A Memória e as Condições Poéticas do Acontecimento
Agamben:
"Tempo e História: Crítica do Instante e do Contínuo"
Stéphanne Mosés:
"O Anjo da História" (cap. VI)
AULA 10 (18/06)
DIDI-HUBERMAN:
"Image-archive ou image-apparence". (vers. Ing.:’Archive-Image or Appearence-Image). EM Images malgré tout (Images in spite of all)
- Exibição de trechos de S21, la machine de mort Khmère Rouge (Rithy Pan)


AULA 11 (25/06)
Ricardo Foster:
"La Alma de los Muertos"
Didi-Huberman:
"Image-montage ou image mensonge" (vers. Ing. Montage-image or Lie-Image). Em: Imagens a despeito de tudo
Exibição do episódio IA de Histoire(s) du cinéma (Godard).
AULA 12 (02/07)
DIDI-HUBERMAN
"Image semblable ou image semblante" (Em Images in spite of all ; Ing: Similar-Image or Semblance-Imgage)
Agamben:
"O Arquivo e o Testemunho"
César Guimarães:
"E a redenção? (notas em torno da imagem, do limiar e do real".
Maria Filomena Molder:
"A tinta e o mata-borrão: a teologia no pensamento de Walter Benjamin".
Seminário de Integração: 09-10/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário